quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Hora do conto


Este ano, a professora Iolanda, vai a cada sala contar uma história e dinamizar uma atividade relacionada com a história.

A Hora do Conto começou com o 2º ano. Assim, na segunda-feira, dia 19 de outubro, ouviram a história do "Cuquedo".

O Cuquedo está à solta! Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida!

No final, cada um, desenhou o seu Cuquedo. 


O 1°ano foi a segunda turma. Na sexta-feira, dia 23 de outubro, ouviram a história "O monstro das cores".

 ”As emoções explicadas às crianças através das cores.”

O livro utiliza um  monstro como “exemplificador das emoções” que muda de cor consoante o que está a sentir. Permite levar o aluno a interiorizar as emoções que costuma vivenciar.

O “monstro” não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

No final, cada um pintou o seu monstro cheio de emoções. 


Os nossos trabalhos estão expostos na biblioteca da escola. 

Na semana do Halloween e como as turmas do 3º/4º anos têm Inglês como disciplina, a professora Iolanda contou histórias relacionadas com esse tema.

O 4º ano, ouviu a história " Que grande abóbora, Mimi".

A bruxa Mimi adora abóbora cozinhada de todas as maneiras. Por isso, decide descobrir uma forma de ter sempre abóbora à mão, para preparar os seus pratos preferidos (e do Rogério). Mas, como sempre, as coisas não correm como desejado e a Mimi vê-se a braços com uma abóbora gigante... Como irá ela resolver mais esta embrulhada? 


Por fim , o 3º ano, ouviu a história "Desculpa...por acaso és uma bruxa?

O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!



Sem comentários:

Enviar um comentário